quinta-feira, 18 de junho de 2009

Os e-mail que se recebem


Alguns dos e-mail que se recebem são muito engraçados. Gosto particularmente dos que dizem que, se perdemos tempo a ver e-mails com piadas, temos de perder também a ver e-mails de anjinhos, 7 anos de sorte e, paz e amor para todo o mundo, quando não são e-mails com desgraças tipo: pessoas a passar fome, ou animais abandonados, etc.
E então, cada vez que recebo um e-mail desses, parto o côco a rir, se não for pelo facto de simplesmente recebê-los, então é porque os envio logo para o lixo sem sequer abrir. Quando abro uma piada, das duas uma, ou a piada é nova e boa e então, guardo, ou já a conheço ou não presta, e aí, vai para o lixo. Ao receber desgraças ou lamechices, não me estão a ensinar nada. São tudo coisas que já se sabe que existem. E, se as pessoas realmente se preocupassem, não perdiam tempo a enviar esses e-mails, perdiam-no a ajudar quem precisa.
Devo confessar que não envio dinheiro para uma conta off-shore para ajudar as crianças africanas, mas também. Quem manda? E se manda, porquê? Há perto de 4 mil sem abrigo em Portugal. Porque não ajudam esses? Mas porque é que as pessoas que desejam 7 anos de azar aos outros, por e-mail, viram a cara quando passam por um sem-abrigo? Temos, em Portugal, várias associações de ajuda a crianças desprotegidas. Porque não se calam, e ajudam esses. Mas não me precisam dizer que ajudam este ou aquele. eu não preciso saber. Preciso sim, que não me encham a caixa de correio com lamechices e hipocrisias.
Apercebo-me que posso estar a ser injusto para muito boa gente, e que, nalgum desses e-mails, venha um honesto. Mas quem precisa de ajuda arranja maneira de a ter, recorrendo a meios menos desconfiáveis.
Se fosse para ajudar, ajudava aquele africano que já há uns 6 anos que me manda um e-mail a pedir ajuda urgente para uma parceria no meu país e que, coitado, só precisa de poucos milhares de dólares para começarmos a trabalhar a sério e ganhar rios de dinheiro. Coitado!
Se o povo é enganado em conversações e vendas cara a cara, frente a frente, "mano a mano", mais enganado é por correio ou e-mail, ou mesmo pela televisão.

Sem comentários: