sábado, 4 de julho de 2009

Me liga, vai.


Há algo cada vez mais em voga. Os toques!
Sim, há vários tipos de toque, mas os que vou falar são os de telemóvel.
Numa aula de uma formação em que supostamente deveríamos ter desligado os telemóveis, tocaram quatro. Desses quatro telemóveis a chamar pelos respectivos donos, ouvimos quatro tipos de toque diferentes. Desses quatro toques, e por incrível que possa parecer, quatro eram músicas.
Já não se ouvem os tradicionais toques de telefone que durante tantos anos nos atazanaram os tímpanos. Não! Agora são as músicas, e como existem os mais variados gostos musicais, será que os nossos tímpanos afinal estão a salvo?
É tudo uma questão de perspectiva! Se vamos ouvir o Justiceiro (Kight Rider), ou os Moscãoteiros, ou Hitchcock, ou Green Day, ainda se suporta, mas Depeche Mode??? Quem é que põe Depeche Mode como sinal de chamada no telemóvel? E quem, tendo um gosto musical considerado razoável, não se sente violado com tal afronta? Talvez muito boa gente.
No entanto, é engraçado ouvir certos toques que põem as pessoas a cantar, como se de uma sessão de karaoke se tratasse. Porquê? Será que a pessoa que está do outro lado da linha, e não está a ouvir a música, tem tempo para que se acabe de cantá-la antes de atender? Aposto que tem coisas mais importantes de fazer que esperar que lhe atendam a chamada, ao som do sempre irritável "tuuuuuuu tuuuuuuu tuuuuuuu...". O que me leva ao assunto que, de certa maneira, por obrigação, se segue. As músicas (ringtones). Quer dizer, enquanto se espera que acabem de cantar a música do outro lado, nós, deste de cá, temos de estar a levar com outra música que já passou de moda há para aí um ano, só porque a pessoa em causa se esqueceu que a tem porque nunca telefona para ela própria. É algo desgastante ter que ouvir o êxito isolado do Verão passado, depois de o termos ouvido algumas milhares de vezes na rádio e discotecas e, inclusivé telemóveis!

1 comentário:

Helena Landeck disse...

mau....acabei de me lembrar que tenho que mudar o meu ringtone lolol