sábado, 21 de julho de 2012

José Hermano Saraiva

Eu não sei se José Hermano Saraiva foi um grande homem, se contribuiu para melhorar o estilo de vida em Portugal no 92 anos que cá andou. Não sei.
Eu não sei se este senhor não foi ofendido enquanto Ministro da Educação ou como professor. Não sei. Sei que assim como eu, muitos outros portugueses ficavam (e ficam) encantados a ouvir este homem falar.
Ouvi que muitos portugueses começaram a gostar de História graças a ele. Acredito e assino por baixo, por cima e dos lados, se necessário.
Aprendi muita da História de Portugal com os programas deste senhor, mas confesso que muitas outras vezes estava só a ver e ouvir a voz e não propriamente o que dizia, encantado com o entusiasmo.

Vi ontem, num especial da Alma e a Gente, que o Mosteiro de Alcobaça foi muito recentente adulterado, vi as fotos e fiquei chocado, mas o importante é o que ele sugeriu que se podia fazer para preservar e, quem sabe, rentabilizar o monumento:
 - Numa visita à Holanda, José Hermano Saraiva constatou que lá têm um Museu dos Descobrimentos, museu esse que expõe a Holanda como grande precursora dos descobrimentos dessa época. E que ao visitar Espanha, se passa o mesmo, com Cristovão Colombo enaltecido como o primeiro Descobridor.
 Ora sugestão do homem que frisou que o Mosteiro está completamente vazio, abandonado: Criar o nosso Museu dos Descobrimento e que revele toda a verdade sobre os Descobrimentos ao mundo

Concordo e acrescento uma sugestão genial: Criação de um imposto extra para tornar isso realidade.

Podia ser que os portugueses ao invés de importar costumes dos outros países, se concentrassem em elevar o seu próprio - Não me parece!!
Podia ser que os portugueses deixassem de comprar carros novos de 6 em 6 meses - Não me parece!!
Até podia ser que os governo deixasse de aplicar os impostos em coisas igualmente importantes como jantares, viagens para a família, carros, motoristas, inexplicáveis derrapagens em certas obras, etc. - Não me parece!!

Vai lá tu ser inteligente, honesto e justo neste país a ver se te safas! Ou morres à fome que te fodes, ou vives parvo que te lixas!


NOTA: Todo o conteúdo deste blog é da responsabilidade de um conjunto alargado de pessoas e respectivas atitudes, que sem muito esforço, conseguiram enlouquecer por completo o autor, provocando uma série de devaneios sem nexo, sem lógica e, definitivamente sem nenhuma razão de ser.