quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Novas/Velhas Oportunidades

O Programa "Novas Oportunidades" vais acabar.

De facto, a partir de agosto já não há "Novas Oportunidades" para ninguém. Tem lógica, já que as "velhas" oportunidades já há muito que acabaram, também.
Bom, mas o que interessa é que, quem aproveitou para aumentar o seu grau académico, tá safo, quem não aproveitou, ainda o pode fazer até agosto. Se quiser!
Pois acho que há quem possa precisar, quem precise, quem ache que precisa e quem não ache que precise.
Numa recente reunião entre formador e formandos, foi passada esta informação (a do término do programa), pelo que foi dada a hipótese de acabar a formação ou desistir. Até aqui, tudo bem. As respostas é que estranham (a meu ver). Se há quem não ache que precisa (porque na realidade este programa até é uma bela de uma tanga, no que à formação profissional diz respeito, mas a nível pessoal, é mesmo enriquecedor.
Dizer "Eu não preciso de nada disto" é o primeiro passo para se aperceber que realmente precisa. Mas tal não acontece. Pois estas pessoas não gostam de aprender (talvez por se terem convencido que já sabem tudo), e muito menos gostam de ensinar. São do tipo de pessoa que gosta de partir tijolo à cabeçada.

Sugiro:
- A criação de muitos postos de trabalho, aliviando o fardo da Segurança Social (S.S.)
- O contributo para o desenvolvimento do país, aumentando a produção
- A criação de um método amigo do ambiente com a redução de gases tóxicos para a atmosfera
Como? Simples!
É dar trabalho a estes marretas que gostam de partir pedra com os cornos e que, claro está, estão no desemprego, diminuindo drasticamente o uso de explosivos e gruas para a demolição de edifícios.
50 marretas a receber um belo de um ordenado - menos encargos para a S.S. - alinhados na base do edifício. Um marreta-mor faz a inauguração da demolição do edifício com a cabeçada de abertura, e logo de seguida, os 50 ex-desempregados pregam com os cornos nas paredes do moribundo edifício até o mesmo cair.


©  Joel Santinho


NOTA: Todo o conteúdo deste blog é da responsabilidade de um conjunto alargado de pessoas e respectivas atitudes, que sem muito esforço, conseguiram enlouquecer por completo o autor, provocando uma série de devaneios sem nexo, sem lógica e, definitivamente sem nenhuma razão de ser.